Meio Ambiente
Lugares de conservação, soluções ambientais, projetos sustentáveis, comunidades

Saberes do Velho Chico
Curta metragem
As águas que transportavam gente, alimentos, cultura, emoção e riquezas gerais, hoje carregam a saudade e a esperança de um povo. Os “Saberes do Velho Chico” revelam que a paixão pelo rio, as histórias, as lendas, o conhecimento da navegação ainda estão muito vivos na região.
O curta foi gravado em Pirapora e Várzea da Palma, no Norte de Minas, e mostra os saberes da navegação no rio São Francisco, a partir das histórias dos pescadores e da tripulação do barco à vapor Benjamim Guimarães. Destaca também o trabalho dos artesãos que herdaram a técnica de escultura dos mestres carranqueiros. As carrancas, inicialmente usadas para proteção dos barcos, hoje são arte e fazem parte dos saberes do rio.
Direção:
Juliana Perdigão
Odilon Amaral
2024
Selecionado e exibido nos festivais Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, parte de Circuito Penedo de Cinema de 2024 (Alagoas), e Mostra Sesc de Cinema, com exibições no Cine Sesc Palladuim (Belo Horizonte) e em Montes Claros (MG)
Visite o site do Projeto Preserva


Projeto Preserva
Série documental
1ª Temporada: Saberes Ancestrais
Comunidades que produzem arte brasileira com sustentabilidade
A série audiovisual documental do Projeto Preserva viaja para mostrar exemplos de sustentabilidade, preservação ambiental e também cultural. Nesta primeira temporada, "Saberes Ancestrais", visitamos comunidades e mostramos a arte mineira. Há regiões que se dedicam à cerâmica, outras ao bordado, à cestaria. Em cada lugar, um tipo de matéria prima se destaca. Os artistas preservam saberes ancestrais e geram renda nos locais onde vivem.
A salvaguarda desses saberes, do patrimônio e a sustentabilidade das comunidades estão entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Série exibida e reprisada na TV Rede Minas
Direção:
Juliana Perdigão
Odilon Amaral
2024
Exibida na Rede Minas de Televisão
Visite o site do Projeto Preserva

O Combate aos Incêndios no Lar dos Muriquis
Documentário de curta-metragem que mostra a ameaça do fogo ao habitat do muriqui do norte, o maior primata das Américas, espécie ameaçada de extinção.
Veja aqui.
Biólogos, veterinários, pesquisadores, agentes florestais se desdobram para proteger o muriqui. Mas a ação de criminosos, associada às mudanças climáticas, a secas mais severas e prolongadas, são perigos que trazem um grande risco à Mata Atl6antica, ainda preservada no Parque Estadual da Serra dos Brigadeiro.
E, nesse momento crítico, mais uma missão se soma a esses protetores: a de combatentes do fogo, ao lado dos bombeiros e brigadistas
Direção:
Juliana Perdigão
Odilon Amaral
2024
Visite o site do Projeto Preserva

A Arte do Bambu
O minidocumentário "A Arte do Bambu" descreve as atividades de um atelier/escola de produção baseada no bambu, no distrito de Ravena, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).
Veja aqui.
A cultura do bambu é explicada por meio de depoimentos de alunos e do mestre bambuzeiro Lúcio Ventania.
Com depoimentos e imagens impactantes, o mestre Ventania destaca a importância que o cultivo e a cultura do bambu podem ter na contenção dos efeitos da emergência climática, no sequestro de carbono e na inclusão social, no combate a restrições de cor e gênero.
Direção:
Juliana Perdigão
Odilon Amaral
2023
Visite o site do Projeto Preserva

Uma Segunda Chance para Animais Silvestres
O Projeto Preserva acompanha um dia de trabalho de veterinários, biólogos e como chegam e são tratados os animais na unidade no CETAS - o Centro de Triagem de Animais Silvestres - em Belo Horizonte (MG).
Um filhote de tamanduá-bandeira que perdeu a mãe atropelada, um pequeno macaco-prego que acha que é bebê humano, micos e diversos pássaros são pacientes e hóspedes temporários do CETAS de Belo Horizonte, enquanto são tratados e preparados para voltar à natureza.
Direção:
Juliana Perdigão
Odilon Amaral
2023
Assista ao filme no site do Projeto Preserva


Plantar Nascentes
Numa temporada no Instituto Terra, idealizado pelo fotógrafo Sebastião Salgado, o Projeto Preserva conheceu os métodos de restauração florestal e de recuperação de nascentes desenvolvidos na sede da iniciativa, em Aimorés (MG).
De 2010 a 2023, o Projeto Olhos d’Água conseguiu parcerias para proteger 2 mil nascentes na bacia do rio Doce. Produtores de 21 cidades de Minas foram atendidos e de oito cidades do Espírito Santo, onde conhecemos o produtor rural Luís Aygnes.
A gente visitou a fazenda do seu Luís e mostrou os resultados práticos da iniciativa.
Direção:
Juliana Perdigão
Odilon Amaral
2023
Assista ao filme no site do Projeto Preserva