top of page

Narrativas Pessoais

Biografias, histórias de pessoas

IMG_3479.PNG

Ailton Krenak

Dois minidocumentários com o indígena, filósofo e imortal da Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak. Depoimentos exclusivos, gravados numa ilha do Rio Doce, que foi devastado pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG).

No primeiro, “Ailton Krenak: ‘Temos que provocar o desejo de pensar mundos diferentes’”, se reúne com amigos íntimos e a família, para falar sobre lançar novas sementes para o futuro. Ele explica a importância de questionar a distopia em que vivemos, ao mesmo tempo em que se torna necessário provocar nas crianças o desejo de imaginar novos mundos. Veja aqui.

No segundo, “Ailton Krenak II: ‘O Watu, o nosso avô, está em coma’”, Krenak fala sobre o “luto silencioso, terrível, porque ele produz um trauma coletivo. É como se a pessoa perdesse a fé na vida”, que se abateu sobre a comunidade, que está distante do avô Watu, o nome indígena do Rio Doce. Veja aqui.

Foto - Rafael Catarcione.JPG

O Batido da Hora

O documentário conta a história do músico Marcelo Dai, valorizando a perspectiva da dona Maura, faxineira que trabalhava na redação de um grande jornal de Minas Gerais e que viu as histórias sobre o talento do seu filho mais novo serem esnobadas pelos jornalistas. Até que ele acabou fazendo parte de várias matérias na TV, inclusive em rede nacional.

O mineiro Marcelo vem construindo uma carreira sólida como compositor, instrumentista (principalmente baterista) e vocalista, depois de começar em projetos sociais. Hoje, faz shows pela América do Norte e Europa, mas teve que superar diversos obstáculos, até se firmar em carreira solo, com a banda Macondos, e como músico de apoio de nomes como Samuel Rosa, Ney Matogrosso, Flávio Venturini, entre muitos outros.

2025

bottom of page